quinta-feira, 1 de março de 2007

Carta aberta aos amigos do Yahoo groups immigration

Penso que algumas coisas são conquistadas com escolaridade, trabalho, poupança e bom senso. Outras, fazem parte de uma grande rede de influências que tem a ver com a economia, a violência urbana, o papel do estado etc. Os brasileiros que querem imigrar para o Canadá procuraram fazer sua parte: buscaram qualificação, que levaria à emprego que levaria à poupança, desde que se tivesse bom senso. O nosso principal problema é que os outros fatores nos afetam de modo avassalador. A palavra é coerção!!!! Fazemos parte de uma geração que ouviu durante toda a vida que as coisas estavam prestes a mudar no Brasil. Nossos pais diziam: "com democracia a coisa acontece", "com liberdade de expressão a coisa acontece", "com escola privada a coisa acontece". Mas, o que nós vemos é a coisa (des)acontecendo. Os doutores não encontram trabalho e não conseguem manter seus filhos nas faculdades privadas. A gente desacreditou. Não é que desacreditou do Brasil. Desacreditou que a nossa geração vai mudar tudo! Eu tenho a sensação de que se eu continuar me sujeitando a isso vou nadar, nadar e morrer na areia!!!Eu não tenho vergonha de ser brasileira. Apenas acho que é um desperdício de vida viver no Brasil do jeito que ele está!!! Nos anos 60 e 70 os brasileiros saíram do Brasil para fugir dos porões da ditadura! E nós? Não estamos também fugindo da coerção? Da inviabilidade de brincar sem preocupações com nossos filhos? De saber que nós poderemos protegê-los e educá-los? Que poderemos dizer a ele/ela que estude e que seja um bom cidadão? Pois, desse modo ele/ela terão uma vida boa. Nossos filhos! A filha de alguém que com 13 anos de idade acabou de ficar tetraplégica pq estava parada no ponto de ônibus exercendo seu direito de ir e vir.O direito de ser uma cidadã brasileira. Nós somos a geração Collor, FHC, Lula! Infelizmente sinto que mudar o Brasil não é mais minha tarefa. Eu tenho que formar 2 novos brasileiros no Canadá! Talvez, um dia eles façam o caminho de volta.

2 comentários:

Filipe M. Vasconcelos disse...

Ok.. entendi.. não há razões para se permanecer nessa pátria por toda a vida, mas não acordo em resumir um país apenas em seus acontecimentos noticiários.. Nós não temos a paz dos povos do norte, sua riqueza material ou seus produtos valorizados, mas isso não deve ser suficiente para nos obstruir qualquer possibilidade de mudança. Eu ainda acredito que algo possa ser feito.. Se estou iludido é possivel, mas o que seria de nós sem uma utopia para se referenciar..??

Fala doutora.. adorei este sítio.. podemos trocar idéias bem legais..
Grande abraço

Karol disse...

Oi Mylena !

Fiquei feliz com a sua visita :-)
Realmente o turismo acadêmico apronta muita coisa com a gente, o mais legal de tudo isso é o aprendizado conquistado. Estou perto de realizar mais um turismo desse, sendo que agora no Canadá. Tenho um trabalho par apresentar em uma conferência no mês de Maio. Estou analisando a possibilidade de ir e caso dê certo, contarei no blog as novas aventuras :-)

[]'s

Karol

Meninas de Belém no Rio

Meninas de Belém no Rio

A turma

A turma

Festa de trinta e poucos

Festa de trinta e poucos
Luciano & Fabrício