domingo, 29 de julho de 2007

Somos "vítimas do apagão moral"

Estou feliz! Mas eu não me esqueço por quê isso tudo começou. Não esqueço o caminho que tornou a imigração mais que um desejo. Imigrar é a escolha pela segurança, pela educação de qualidade e por um perpectiva de velhice protegida. Eu quero viver a vida, e quero que ela seja longa! Vou postar algo que reflete minha indignação! Por quê abrir mão do arroz e feijão refogadinho? Por quê abrir mão da proximidade de meus filhos de seus pais, avós e tios?, Por quê abrir mão da praia, do choppinho e do carnaval?

18/07/2007- O manifesto abaixo foi recebido via e-mail pela redação de ÉPOCA. O autor, Luciano Medina Martins, seria funcionário do escritório de advocacia e colega de três dos 186 passageiros que estavam no vôo da TAM. SOBREVIVI. TRÊS COLEGAS MINHAS MORRERAM. Comprei o ticket do vôo da TAM de Porto Alegre para São Paulo, iria junto com o grupo de colegas, Soraya Charara, Nádia Moysés e Fabiana Amaral. Nós estávamos organizando um evento na capital. Quis ficar mais no escritório de Porto Alegre e segui no próximo vôo. Quando chego ao Aeroporto Salgado Filho recebo a notícia da funcionária da agência de turismo. Minhas colegas, minhas queridas companheiras de labuta. Estavam no avião que explodiu. O marido da Fabiana, uma jovem que estava grávida de quatro meses, esperando o primeiro filho, o primeiro sonho, bravejou..."estes irresponsáveis mataram minha família!".Fomos vítimas do apagão moral. Da total negligência com a vida. Com a integridade dos cidadãos. A maior invasão de privacidade que o Estado pode praticar. Invadir o seu corpo físico com a sua permanente conduta anti-ética, com sua falta de responsabilidade. Chamar de acidente o que aconteceu é ocultar a verdade. Foi uma tragédia. E as tragédias têm responsáveis. Têm causadores. Colidiram os aviões da Gol e da Embraer, morreram uma centena de pessoas. Controladores em greve. Vôo cancelados. Pessoas dias dormindo no chão. Caos em aeroportos faraônicos cheios de mármore e corrupção, enquanto os equipamentos não funcionam e as pistas estão em más condições . Na Agência de Aviação, na Infraero e no Ministério responsável, nenhuma demissão sequer.Um avião não cai por acaso. Não cai por cair. O total descumprimento das funções das autoridades encarregadas e de seus superiores causaram a morte das minhas 3 colegas queridas e de 176 pessoas amadas. E agora? O que vai acontecer a estas autoridades? Como vão responder por mais uma interrupção abrupta da vida de pessoas no auge de seus potenciais produtivos e de sua colaboração com a sociedade? Pessoas morrem em corredores de hospitais. Morrem em estradas mal sinalizadas e projetadas. Caem nos aviões. Morrem de fome, de ignorância, mas, principalmente morrem pelo total descumprimento das funções constitucionalmente atribuídas ao Estado que, em linhas gerais, deveria administrar a infra-estrutura da sociedade: educação, saúde, segurança, transporte. Qualquer um que já tenha visto uma campanha política já viu estes itens listados.

3 comentários:

K disse...

Sei bem como é essa sensação. Terrível!

Quanto à nossa decisão... Eu ia até escrever no post, mas fiquei preocupada de como você interpretaria. Durante nossa viagem ficamos em diversos B&B e em quase todos, conversando com os "hosts", falamos dos nossos planos e da nossa grande dúvida: Vancouver ou Toronto. A grande maioria deles ria e comentava: "Só não vão parar em Winnipeg"! Eles nunca explicavam muito bem porquê, alguns chegaram a dizer porque era uma cidade pequena, sem-graça, mas nada grave.

De qualquer maneira, mesmo que o custo de vida seja menor, a oferta de emprego e cursos deve ser consideravelmente menor e isso é meio assustador.

Com você é diferente, já está indo com tudo acertado... Se aparecesse uma oportunidade em Nunavut acho que nós iríamos! Aliás, como surgiu essa sua oferta?

Beijo e paz de espírito (diante dos absurdos desse país),

Camila.

s disse...

Encontrei seu blog por sorte no google.

Pois e, em tudos os paises ha uma cidade que passa a ser o centro de jokes, no Canada e Winnipeg, infelizmente a maioria nem sequer sabe porque simplesmente dizem o que outras pessoas dizem, mas como nunca estiveram aqui nao sabem o que estao a dizer. Winnipeg tem mais travalho e geral que Toronto, embora ha mais emprego em Toronto tambem ha muita mais gente, a economia de Manitoba em geral esta melhore que a do Ontario (embora muito mais pequena), pois a Manitoba como as outras provincias do oeste beneficia de grandes recursos naturais que estao em grande demanda enquanto que o Ontario e mais industrial e com o dollar canadense forte esta sofrendo pois os productos que fabrica sao mais caros no exterior, Winnipeg tem uma das economias mais diversas do pais e por isso nao tem booms ou busts. Agora Winnipeg nao tem montanhas rochosas como Calgary, mar como Vancouver, ou lago ao lado como Toronto (embora tenha muitos lagos a menus de 1 hora de carro). Winnipeg nao e um centro como Toronto ou Montreal por isso nao tem certos tipos de travalho mas tem o que uma cidade de 700 mile pessoas pode ter (tudo o que vc necessita para criar uma familia em paz sem poluicao e sem traffico), quanto a ser pequena sim e verdade se comparar a Toronto, Vancouver, Montreal, mas com quase 700 mile pessoas e a seixta mais grande do Canada... Winnipeg estando nas pradarias Canadenses e mais frio que Toronto or Montreal, contudo e um frio seco e nao humido como Toronto, deixe que lhe diga, -5 em Toronto tem uma sensacao termica de -15 em Winnipeg e as pessoas que nunca passaram o inverno aqui em Winnipeg nao sabem disso.

Contudo isso e normal, as pessoas de Montreal acham que Toronto e uma cidade feia, as de Toronto acham que vivem no centro do universo, e que em Vancouver so chove, e as de Vancouver pensam que vivem num 'tropico' simplemente porque e mais quente que no resto do pais.

Sou originalmente de Winnipeg, a 10 anos mudei para Mississauga por motivos de travalho mas agora estou temporariamente de volta em Winnipeg novamente por motivos de tavalho. Se necessitar de ulguma informacao e so dizer meu email e (phsantos@hotmail.com).

Welcome to Winnipeg,
Phill...

s disse...

Mandei para si um email em resposta a seu email com dicas e informacao. Nao sei se recebeu ou se ficou no seu junk mail... Se nao recebeu diga e mando outra vez...

BTW, o show do Brasil aqui no Folklorama em Winnipeg eh simplesmente um 10... O mais popular da cidade, pessoas fazem linha por mais de 1 hora para ver. Foi ontem mas tenho que ir outra vez :-)

Take care,
Phill...

Meninas de Belém no Rio

Meninas de Belém no Rio

A turma

A turma

Festa de trinta e poucos

Festa de trinta e poucos
Luciano & Fabrício